Depoimento de moradores

Vamos conhecer um pouco de Itaquera e do Conjunto José Bonifácio pela visão dos moradores?

Podemos observar em seus depoimentos elas contam como foi difícil o início de suas vidas nesse bairro por não ter infra estrutura básica como mercados, postos de saúde, escolas, transporte público. 

A Dna Maridete se mudou para o bairro há 40 anos, ela descreve sua dificuldade para chegar ao trabalho, pois não havia trem e muito menos metrô que facilitaria seu deslocamento, saindo muito cedo e chegando já de madrugada. Para fazer compras precisava ir a um bairro distante, pela ausência de mercado na região. 


Ela aponta as mudanças ocorridas, o desenvolvimento com a construção de supermercados e escolas e diz que hoje o bairro tem uma vasta variedade de comércio, com a inauguração do estação de metrô Itaquera e mais recentemente a a estação de trem José Bonifácio, possibilitou o acesso as várias regiões da cidade, diminuindo o tempo de deslocamento de casa para o trabalho. 


No depoimento da Dna. Sonia ela nos conta que também se mudou para o bairro nos anos 80, suas dificuldades e precariedades do bairro.


Como não tinha supermercado próximo, ela relata que havia vendedores que passavam na rua, de perua, para venda de alimentos, leite.

Na sua segunda gravidez, ela fala que teve uma gestação de risco e tinha que se deslocar até o Hospital São Paulo porque não tinha atendimento médico próximo.

A diversão das crianças era o parque, o circo, que havia antes da construção dos prédios, e as atividades da igreja, onde o padre Rosalvino, promovia bingos, chás para a diversão e interação da comunidade tanto para homens como para as mulheres, aos finais de semana.

Com a construção de creches, escolas, emeis, transporte e mais prédios, foi onde teve uma grande melhora.


Fotos: 
https://pt-br.facebook.com/Cohab2zl/photos/pcb.1849066818437079/1849066371770457/?type=3&theater
https://secure.avaaz.org/community_petitions/po/lideres_comunitarios_lideres_religiosos_comerciant_criacao_da_subprefeitura_conjunto_jose_bonifacio_/

Comentários